Este tipo de circulação deve preferir-se quando o depósito puder ser colocado a um nível superior aos colectores solares. Neste caso, o fluído em contacto com o absorsor aquece e a sua densidade diminui, o que permite a sua ascensão até ao depósito sendo substítuido no interior do colector pelo fluído de transferência térmica mais frio, proveniente do fundo do depósito. Desta forma estabelece-se um processo natural de circulação do fluído.

A circulação por termossifão, aconselhável para pequenas instalações, é um sistema auto-regulado e isento de partes mecânicas ou controlos electrónicos e que não consome energia adicional. A sua instalação é mais barata e não está sujeita a avarias mecânicas. Em contrapartida tem o inconveniente de poder ocorrer inversão do sentido de circulação do fluído durante a noite, o que tem como consequência o arrefecimento do fluído do depósito. No entanto este problema pode ser facilmente ultrapassado se se colocar um desnível entre os colectores e o depósito ou que sejam instaladas válvulas anti-retorno.

Para além disso, a instalação dos depósitos a um nível superior aos colectores pode nalguns casos ser problemática, em termos da garantia do máximo de tempo de exposição à radiação solar.




Mais sobre Solar Térmico
Contactos

an image
APJ Energy Lda
Rua Eng. Adelino Amaro da Costa, 23 RC 5300-146 Bragança
Email: apj@apj.pt

Atendimento Geral
Telefone: (351) 273 401 025
Fax: (351) 273 401 025
Paulo Jorge: 918 029 140
Alexandre Pires: 965 405 573

Apoio Técnico
Nuno Morais
961 097 880
nuno@apj.pt